top of page

R E SI L I Ê N C I A   E M P R E S A R I A L

Nesse Insight vamos argumentar a importância de um líder saber interpretar, entender e aplicar a Resiliência Empresarial, esse assunto é extremamente amplo, a DM1 & COMPANY se compromete de ajudar com vastos insights sobre o assunto, para isso vamos iniciar por um dos nossos estudos e aplicações que acreditamos ser de extrema importância nos dias atuais, que é o acrônimo V.U.C.A. que hoje representa nossa atualidade no mundo corporativo e negócios.

VUCA é uma sigla que significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. que se originou no exército dos EUA (US Army War College) para descrever os desafios da liderança militar em um ambiente de campo de batalha, mas foi amplamente adotada em vários campos, incluindo negócios, liderança e planejamento estratégico. Cada elemento da sigla representa uma característica distinta do ambiente desafiador e em rápida mudança que organizações e indivíduos frequentemente enfrentam.

Nesse Insight vamos focar no uso de V.U.C.A. no âmbito da Liderança Empresarial.

Liderança VUCA, explicada: “Liderança VUCA” descreve os atributos, mentalidades, normas e comportamentos que tornam os líderes proficientes em pastorear pessoas e organizações por meio de circunstâncias voláteis, incertas, complexas ou ambíguas. Uma estratégia de liderança VUCA robusta considera não apenas os atributos de líderes individuais, mas também as maneiras pelas quais as organizações podem reunir líderes em torno de uma visão clara, linguagem compartilhada e um plano de avanço bem elaborado. Ter uma forte presença de liderança e capacidade de resposta à volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade é, portanto, essencial para responder eficazmente a qualquer turbulência de curto prazo e para construir confiança duradoura, motivação, engajamento e eficácia da equipe. 

Em um mundo VUCA, líderes eficazes devem aparecer de forma diferente. Por meio de nossa pesquisa e trabalho com clientes, identificamos 7 atributos essenciais que os líderes devem praticar:

1. Use a autenticidade, a vulnerabilidade e a empatia como superpoderes.

Líderes resilientes ao VUCA veem autenticidade, vulnerabilidade e empatia — em outras palavras, as partes “humanas” de ser um líder — como pontos fortes, não fracos, que geram conexões emocionais entre eles e suas equipes. A liderança com empatia se manifesta principalmente no nível comportamental, mas também deve ter um lugar em como você cultiva estratégias mais amplas de desenvolvimento de liderança. 

Certifique-se de que seus líderes tenham essas habilidades em seu kit de ferramentas de liderança empática:

  • Crie uma cultura de escuta profunda e feedback bidirecional. Líderes empáticos sabem como se colocar no lugar de seus funcionários. Pode parecer simples, mas a melhor maneira de saber como seus funcionários estão realmente se sentindo é perguntando. A escuta profunda “ativa”, ajuda os líderes a entender como seu pessoal entende a mudança, incluindo seus sentimentos por trás dela e seu lugar dentro dela. Da mesma forma, você vai querer desenvolver caminhos claros para os funcionários fornecerem feedback e incentivá-los quando ele for dado. Um ciclo de feedback bem lubrificado pode se tornar uma força poderosa para reagir à mudança com maior agilidade.

  • Promova a segurança psicológica. Tempos de incerteza frequentemente semeiam apreensão, ansiedade e medo dentro de suas equipes. Nesses momentos, é essencial que os líderes promovam o bem-estar e a segurança psicológica. 

  • Demonstrando autoconsciência. Um pouco de humildade pode fazer toda a diferença ao navegar em ambientes VUCA. Sua equipe não espera que você tenha todas as respostas, e ser transparente sobre o que você pode compartilhar pode demonstrar seu comprometimento em encarar o desafio como uma frente unida. Reconhecer suas falhas ou erros pode capacitar sua equipe a expressar suas próprias preocupações quando identificar pontos para melhoria.

2. Mobilize motivações individuais para alcançar resultados comerciais.

Bons líderes de pessoas entendem as motivações e forças subjacentes que cada pessoa traz para a mesa. Ao unificar sua equipe por meio de seus motivadores individuais e encorajá-los a jogar com seus pontos fortes, você pode criar um todo que é maior do que suas partes individuais.

Explorar motivadores individuais também ajuda os líderes VUCA a capacitar seus funcionários a assumir responsabilidade, propriedade e autonomia em seu trabalho — o que vale a pena estimular para colocar sua estratégia em ação.

3. Construa e contribua para equipes de alto desempenho.

O sucesso empresarial em um mundo VUCA exige que os líderes entendam como podem mobilizar as pessoas para atingir alto desempenho em direção aos resultados desejados. Descobrimos que os líderes muitas vezes lutam para orientar seus funcionários durante mudanças, quando negligenciam o elemento humano de como processamos e lidamos com a mudança. Antes de poder passar para o alto desempenho no novo normal, entenda onde sua equipe está atualmente no processo emocional de mudança e apoie-a em sua jornada em direção à aceitação.

Alcançar alto desempenho sustentável significa que os líderes devem considerar objetivos de curto e longo prazo. Como você moverá sua equipe através da volatilidade agora, e como as interrupções de hoje informarão seu caminho para o futuro?

4. Modele uma mentalidade de crescimento e cultive-a em outros.

Adotar uma mentalidade de crescimento é a diferença entre o que chamamos de abordagem “aprender tudo” e “saber tudo”. O mundo VUCA apresenta sua cota justa de desafios que testarão líderes e funcionários igualmente. 

Indivíduos com mentalidade de crescimento veem esses desafios como mais do que obstáculos a serem superados. Em vez disso, eles são oportunidades para aprender, reconhecer áreas para melhoria e encorajar outros a abordar a mudança com uma atitude semelhante.

5. Acelerar a inovação através da libertação do potencial e da tomada inteligente de riscos.

A verdadeira inovação acontece quando os líderes dão espaço para que seu pessoal experimente, colabore e itere em novas ideias. Isso só pode acontecer quando os líderes depositam confiança profunda em seu pessoal e dão a eles os recursos e a orientação de que precisam para tentar novos processos, assumir riscos medidos e aprender com os erros. 

Quando forças externas trazem as marés da mudança para sua organização, o caminho de menor resistência é frequentemente seguir o que parece confortável. Mas os líderes prontos para o futuro entendem quando é necessário traçar um curso para novas águas, encontrando caminhos para a inovação conectando equipes díspares, adotando uma mentalidade de fora para dentro e indo além da centralidade do produto para encontrar novas fontes de valor para os negócios atuais e futuros.

6. Procure pontos de vista diversos e cultive inclusão e pertencimento.

Diversidade de pensamento é uma ferramenta poderosa para garantir que o caminho da sua organização por meio de uma mudança seja considerado de todos os ângulos e para quaisquer pontos fracos em potencial. A liderança VUCA encoraja as pessoas a compartilhar ideias que podem não estar alinhadas com o status quo, promovendo uma cultura de inclusão e pertencimento. 

Nesses ambientes, as equipes se sentem confortáveis ​​para expressar suas dúvidas, preocupações e feedback construtivo, e os líderes costumam reunir pessoas de diferentes origens e experiências para compartilhar suas perspectivas.

7. Gerencie a ambiguidade, crie agilidade e antecipe mudanças para preparar o negócio para o futuro.

Líderes prontos para VUCA entendem que sua organização não existe em um vácuo. Eles estão sintonizados com as adversidades que seus funcionários, stakeholders, clientes e até mesmo concorrentes enfrentam, e são proativos na antecipação de obstáculos, adaptando estratégias para mudanças emergentes em seus ambientes e desenvolvendo soluções criativas para seus problemas para proteger a organização do futuro. 

Se os atributos acima descrevem os conjuntos de habilidades que os líderes individuais devem desenvolver em organizações prontas para VUCA, então uma estrutura de competência de liderança é a base na qual todos os líderes se alinham em comportamentos, mentalidades e objetivos compartilhados. Em meio ao "barulho" da incerteza, um modelo de competência de liderança equipa os líderes para chegar a um consenso sobre o que mais importa e decidir como melhor liderar seu pessoal por águas desconhecidas.

Na DM1 & COMPANY, enxergamos os modelos de liderança como componentes críticos para construir e sustentar culturas de sucesso em toda a esfera empresarial. O modelo certo dá aos líderes uma linguagem compartilhada para exemplificar e amplificar uma cultura de alto desempenho, e transforma os líderes em modelos que personificam o sucesso por meio de suas palavras e ações. 

Em ambientes VUCA, os modelos de liderança fazem o trabalho crítico de conectar pontos de ajudar os líderes a entender o elo entre seus comportamentos e o sucesso duradouro da organização. Talvez o mais importante, eles envolvem os líderes para reinterpretar os desafios de hoje como oportunidades: uma mudança que descreve como mover-se de VUCA 1.0 (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade) para VUCA 2.0 (Vitalidade, Elevação, Cuidado, Atuação).

Diante da volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade cada vez maiores, as organizações precisam encontrar novas maneiras de inspirar seus líderes, reuni-los em torno de um propósito e missão centrais e equipá-los com as habilidades necessárias para navegar pelas mudanças e atingir as metas de negócios em igual medida. A DM1 & COMPANY está preparada para ajudar empresas e organizações a permear o mundo V.U.C.A.

Faça a análise gratuita da sua empresa agora mesmo!

Localizações 

Brasil

EUA

Alemanha

  • LinkedIn
  • Instagram
1.png
Inscreva-se em Nossa Newsletter

Entre em Contato

As informações aqui contidas são de natureza geral e não se destinam a abordar as circunstâncias de nenhum indivíduo ou entidade em particular. Embora nos esforcemos para fornecer informações precisas e oportunas, não há garantia de que tais informações sejam precisas na data em que forem recebidas ou que continuarão a ser precisas no futuro. Ninguém deve agir com base em tais informações sem aconselhamento profissional apropriado após um exame completo da situação específica. A DM1 & COMPANY não fornece serviços jurídicos.

 

© 2025 DM1 & COMPANY, uma sociedade de responsabilidade limitada, e uma firma membro da organização global de empresas independentes afiliadas, uma empresa privada limitada por garantia. Todos os direitos reservados.

Em alguns computadores desktop, a ativação das animações pode ser necessária para garantir uma experiência visual aprimorada no site. Para isso, acesse as configurações do sistema, navegue até a seção de acessibilidade ou efeitos visuais e habilite os efeitos de animação. Essa configuração melhora a fluidez da interface, proporcionando uma navegação mais dinâmica e imersiva.

bottom of page